-
Arquitetos: MISA ARCHITECTS
- Área: 1300 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Rockbrand Inc
-
Fabricantes: Green ply plywood, Saint-Gobain, Trivedi corp. pvt. Ltd., cera
Descrição enviada pela equipe de projeto. Se falássemos sobre um espaço de convivência desejável e comunitário - um que está enraizado e, portanto, é uma parte integral da nossa cultura e crescimento; por onde começaríamos? Talvez, começaríamos com as histórias que ouvimos, as imagens e os pensamentos que temos desde então, que se desenvolveram ao longo do tempo em narrativas inseparáveis, interconectadas e congruentes. Esse estilo de vida estimulou nossos sentidos e nos fez explorar uma expressão que ressoou além da estética visual e nos atraiu em vários níveis.
E se manifestássemos essa expressão por meio de uma forma construída? O que um espaço assim envolveria? Como a arquitetura pode instilar um sentido perpétuo de celebração? Como podemos facilitar a harmonia entre o ambiente construído e seus habitantes? Como a forma construída pode explorar a luz e o vento e ainda minimizar a dureza do clima? Como podemos recriar o mesmo sentimento comunitário? A resposta está onde a pergunta se origina - nas tradições indianas e nas formas vernaculares.
Arquitetura, para nós, não é apenas uma composição de formas construídas funcionais - é um lar, uma residência que abriga emoções e é construída com gentileza e algum grau de engenhosidade. O cliente também pensa assim. Quando começamos com o básico - simplesmente perguntamos ao cliente e a nós mesmos - por que, qual é o propósito por trás da construção desta casa? E a resposta para essa pergunta leva a histórias, narrativas, experiências, pensamentos e imagens - de onde tudo começou. Essa narrativa é a jornada da evolução do nosso projeto.
Esta casa, como o nome sugere, é criada como um labirinto e empresta sua filosofia de projeto central da Wada - uma forma tradicional de residência da arquitetura marata. Os blocos construídos e não construídos desta casa aumentam a curiosidade e o engajamento. Ela surge desde uma entrada um tanto escondida e discreta; se você se perder no caminho das escadas para a sala, voltará para onde começou! Conforme você se move pela casa, ela oferece uma mistura de sensações. Parece uma enorme haveli com inúmeros pátios, quartos amplos e uma infinidade de espaços de reunião, varandas e áreas para sentar. Ela também parece um lar acolhedor, aberto, convidativo e perspicaz, pontilhado de uma história, uma narrativa, uma emoção em cada curva e em cada canto.
O espaço fala pelos usuários - uma família multigeracional em coerência com o entorno. O trabalho intricado de tijolos emprega novos vínculos e geometrias de encaixe, reduzindo os custos de construção. O andar superior desfruta de extensões ininterruptas e quartos enormes, graças às abóbadas de concreto que reduziram drasticamente os elementos verticais em todo o pavimento. As abóbadas adicionam estética e volume e trazem a luz norte ao longo do dia. Mantivemos a ludicidade com a disposição labiríntica dos quartos usando diferenças de nível, conectados organicamente por pátios e varandas que formam um fluxo natural entre o interior e o exterior. Esses espaços abertos dão vida à casa e proporcionam um senso único de espaço e até mesmo de tempo com a luz em mudança e os sons dos pássaros e visitantes à medida que passam; e então, a casa gradualmente embaça as fronteiras entre público e privado à medida que subimos os andares. Sua primeira visita aqui começará com uma abundância inconfundível de surpresa e curiosidade aguçada, e terminará recompensada com a "alegria da descoberta".
Em um nível mais metafórico, esta casa é uma celebração e uma interpretação do modo de vida "indiano". Como estudantes de arquitetura, um dos primeiros exercícios que fizemos foi circular e tentar compreender o modo de vida; as interações visíveis e invisíveis entre pessoas e as formas construídas e o limiar entre o ambiente natural e o construído. E é isso que exploramos aqui. Uma casa que responde à intuição, aos sentidos, às memórias, ao ócio e à inerente busca humana por encontrar respostas.